segunda-feira, 25 de junho de 2012

Manifestaçõs de ira...

Há pessoas que vivem permanentemente iradas. Tenham cuidado, amigos, se circulam na estrada ao volante do vosso veículo. Se acontecer qualquer coisa que, inadvertidamente, perturbe outro condutor (homem ou mulher, não interessa!) peçam desculpa, mas afastem-se do local. Não há garantias de que a outra pessoa não reaja de forma irada, apesar da sua atitude apaziguadora – errou e pediu desculpa. E agora que as condições sociais são péssimas ou tendem a sê-lo, vemos mais pessoas iradas... Deixem passar o condutor que vai com pressa, mesmo que exceda todos os limites de velocidade estabelecidos. Aceite o pedido de desculpas mesmo sabendo que a conduta do outro pôs em risco a sua segurança e dos que viajavam consigo. Peça imediatamente desculpa, se errou, e corrija a sua forma de conduzir pois não sabe a intensidade da ira está em ebulição no seu interlocutor, à espera duma ocasião para se manifestar, violentamente.


É assim nas estradas, é assim nos recintos desportivos… Todos sabem o que acontece semana sim, semana não por esse mundo fora nos estádios de futebol (estão a acompanhar o Europeu de Futebol, entre nações civilizadas?). A Televisão encarrega-se de nos mostrar as imagens respectivas, vezes sem conta, repetindo-as à exaustão. É a ira no seu esplendor, contra o adversário, contra os árbitros, contra as polícias… E as pessoas foram ali apenas com o pretexto de se divertirem!

Hoje lembrei-me dos meus amigos que viajam muito de automóvel e dos que,querendo divertir-se, vão a recintos desportivos ou a ajuntamentos para vibrar com as emoções do desporto...Acautelem-se!

1 comentário:

  1. Pois é...há
    Não somente nas estradas e nos estádios de futebol
    Em casa tambémm e por nada...o que é bem pior.
    Feliz semana e beijinhos,
    Mayra

    ResponderEliminar