segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Entrelaços...


Por muito que nos afastem as ideias que sustentam a mundividência de cada um, há sempre uma «memória» que facilita o diálogo...
No sábado, quando me esforçava, à vista de quem passava, para cortar a relva do jardim, fui interpelado por uma dupla de «Testemunhas de Jeová». Desliguei o motor do corta-relva, prestei atenção, falei e ouvi...
Sensibilizou-me muito o testemunho do homem que se entregava à tarefa de «evangelizar», acompanhado duma criança em «formação para ser testemunha», quando me disse que foi dos que perdeu a liberdade em Luanda, Angola, e confrontou a PIDE por causa das suas ideias religiosas...
Há momentos em que, apesar das divergências, estamos solidários: não há razão para privar um homem da sua liberdade (o bem mais sagrado) por causa da sua fé... Lembro-me bem dos relatos que ouvia, antes de ingressar no serviço militar, sobre a perseguição geral às «Testemunhas de Jeová», em Luanda...
Não era politicamente correcta a recusa de prestar serviço militar (não valia, na altura, a objecção de consciência...).
Irmanei-me nessa memória, recebi a oferta da literatura que trazia e ofereci-lhe... entre laços d' Ontem!


2 comentários:

  1. Os caminhos são muitos... o Destino é só um!

    ResponderEliminar
  2. Meu amigo JoaquimdeLisboa, sempre com o maior respeito, discordo por razões da minha ortodoxia e convicções: É só um o caminho e é só um o destino de todos (a eternidade). Porém, dois são os «destinos» nesse destino: com Deus ou sem Deus, para ser simplista!

    Um abraço.

    ResponderEliminar