sexta-feira, 25 de maio de 2012

Irracional...

Hoje, nas minhas andanças pelos tribunais, encontrei um Colega, cujo rosto me era familiar. Nem sempre me ocorre, de imediato, o nome ou apelido das pessoas que não vejo durante algum tempo... É consequência  da razia do tempo sobre a memória, que vai claudicando. Mas, neste caso, verbalizei o apelido, convicto. Tratava-se de quem pensava, embora a ele lhe tivesse sido mais difícil reconhecer-me. Só por referência a amigos comuns fomos capazes de nos situar no espaço e no tempo (mais ele do que eu, que me lembrava perfeitamente de quem era, onde trabalhara, que funções exercera...) Ah! Estávamos ali, cada um a advogar a causa dos respectivos clientes, escorreitos (eu sinto-me bem, com saúde, feliz quase sempre a fazer o que faço; confessou-me que o mesmo se passava com ele...), ainda «pau para toda a colher», profissionalmente falando, claro. Fiquei feliz, por ele, por mim, por quem está à nossa volta e faz o nosso mundo. Lá fomos, cada um para o seu lado, concentrados no que nos levara à barra do Tribunal. Mais tarde, dei comigo a resumir aquele encontro:
-Então, Colega... Vocé não é.....?
-Sim, sou... conhecemo-nos? Não me lembro de si - disse.
-Então não se lembra de mim, da DAJ... sim, da Caixa Geral de Depósitos... trabalhei na Instituição aí uns 23 anos...
-Não, não me lembro... mas eu sou empregado da CGD..., informou.
-E trabalha actualmente....
-Não, não... não trabalho em lado nenhum... suspendi a prestação de trabalho por acordo com a Caixa Geral de Depósitos em 1993... e, pronto, sou profissional liberal a tempo inteiro desde essa altura.
-Então... não se aposentou?, disse, quase incrédulo.
-Não... nunca estive doente, não tenho tempo sufiente de descontos... agora só me posso reformar aos 70 anos...
-Nesse caso - perguntei-lhe, curioso - não trabalha, recebe o salário e vai continuar a recebê-lo até aos 70 anos... É isso?
-Precisamente...

É irracional... é ou não é?

Do que me lembro, aquele Colega era competente, na área jurídica e teve, durante muito tempo, grande protagonismo profissional, assumindo-se como referência para os que, como eu, fizeram «carreira» na área do contencioso...

Sem comentários:

Enviar um comentário