domingo, 22 de abril de 2012

1982-2012 (30 anos depois...)

Depressa o tempo passou, deixando sulcos profundos no solo que lavrei... São marcas no rosto e na alma que vejo também nos outros que lavraram comigo ou foram «chão» que me o deu pão suado que sustentou o «meu reino» sem súbditos (a minha rainha, os meus príncipes e a minha princesa), e que lhes apoiou o futuro...
Agora só quero dizer que em Abril de 1982 fui admitido na Ordem dos Advogados portugueses para iniciar o meu estágio profissional...
Noutra altura registarei essa experiência, olhando-a com os olhos cansados de tantas leis analisadas, interpretadas, aplicadas... (algumas vezes, melhores analisadas, interpretadas e aplicadas por quem tinha que ditar sentença )... leis que o tempo (também, muitas vezes, a estultícia dos legisladores...) ia deitando para o arquivo das «verdades que foram e já não são»...
O efémero sempre presente, mesmo que os direitos se quisessem adquiridos...
Acumulei na alma as desiluções de muitos...
Vi o brilho em muitos olhos felizes e em lágrimas... uns deram testemunho de reconhecimento, outros foram cantar de felicidade para longe, desapareceram...
Amanhã (o amanhã que pode estar longínquo ou nunca chegar...) vou reunir forças para viver novamente cada uma dessas histórias, revolvendo o solo que em tempos lavrei...

José Manuel Martins

Sem comentários:

Enviar um comentário