quarta-feira, 8 de junho de 2011

Estudar, estudar...

É preciso estar formado para responder às solicitações do mundo novo que vivemos em termos de exigência e qualificação... A atitude correcta é a daqueles que não desistem de aprender todos os dias! Estar preparado HOJE e continuar a preparar-se para responder a novos desafios...
Há de facto um tempo ideal para tudo: agora é o tempo dos jovens que salvarão a Nação da bancarrota preparando-se com afinco para trabalhar, trabalhar....cumprir, cumprir...Não podem esperar por «Novas Oportunidades» para acederem a um lugar estatístico de «técnico» ou «doutor». Para os que querem aprender, existem hoje todas as condições (mesmo para os que pertencem a agregados familiares com menores recurso económicos...).
Mas os que estão na vida profissional activa (em especial aqueles a quem a desgraça do desemprego bateu à porta) têm o mesmo dever: estudar, estudar...
Não há desânimo que sempre dure! A Nação conta com cada um para assumir o protagonismo do trabalho eficiente e com altos índices de produtividade. Só sabendo muito na área em que desenvolvemos a nossa actividade profissional (seja ela qual for) se chega lá!
Do nosso ponto de vista, os recursos para ser aplicados na área da educação e formação profissional não podem, agora que são mais escassos, destinar-se a reconhecer competências que não têm aplicação prática (e imediata) na criação de riqueza. Que interessa reconhecer o 12º ano a quem já tem 65 anos, sem vida profissional activa, permitindo-lhe o acesso à Universidade? Se isso se fizer com recursos públicos não é justo, porque tal investimento não terá retorno colectivo imediato (e não terá, com a ressalva da excepção que sempre haverá, no futuro...).
Agora é oportuno mobilizar todos os recursos disponíveis para garantir a melhor qualidade de ensino a todos os que, estando no seu tempo próprio (as crianças e os jovens) querem ESTUDAR... Os recurso públicos só chegam para os que querem ESTUDAR! Os que não querem, não estudem ou paguem os estudos com recursos próprios!
Parece que isto se podia e devia ensinar às crianças e jovens aos Domingos de manhã, nas catequeses, escolas bíblicas... e especialmente ensinar todos os dias em casa! Quem se demitir de fazer isso não é... patriota!
JMM

Sem comentários:

Enviar um comentário