sábado, 22 de janeiro de 2011

Cavaco desmereceu a minha confiança!

Meus queridos (as) amigos (as), estou em reflexão! Nunca me vi tão «perdido», sem saber quem quero na Presidência da República Portuguesa, no «cume» da nossa pirâmide de poder... Sei muito bem quem não quero! Não quero quem se deleita na demagogia, quem se propõe erigir a bandeira do marxismo/leninismo e quem apenas tem a ideia de que na vida se vence falando mal dos outros (sem provas, ainda por cima...). Fica de fora quem não tem provas dadas na política nacional e não demonstrou, para além da intervenção social relevante durante a vida a favor dos desvalidos, capacidade de liderança consistente, andando aos ziguezagues e quem, igual a si próprio, mostrou grande capacidade para a compreensão dos tempos presentes, defendendo o terreno que é seu, com grande tacitismo...
Gosto de gente generosa, não comprometida com directórios partidários incompetentes; mas tenho para mim que o nosso futuro colectivo depende mais de quem tem visão política e experiência decisória. Gosto de gente que salta do sofá, cansada do marasmo em que estamos, e tem uma proposta para trilharmos outro caminho..... mas gosto mais de quem nunca esteve sentado no sofá e tenta inverter a situação em que estamos...
Estou em BRANCO neste momento e parece que não vou sair desta posição.
Agora, pondo o nome aos ditos com projecção política: Alegre fugiu à tropa (eu amarguei 3 anos...) e tem «cantado» no Parlamento umas vezes a favor outras vezes contra o seu partido; Nobre correu o Mundo, mas não tem visão doméstica, conhece pouco quem somos; Lopes quer o PCP em Belém; os outros não contam porque apenas se andaram a mostrar e não merecem ter votos suficientes para receber apoio do Estado (de nós todos) para lhes pagar a «ousadia». Alto, nos outros não inclui Cavaco, que é «meu amigo do peito» desde 1985, quando o elegi Presidente do PSD... Votei nele antes (desde 1985 que voto em Cavaco quando ele se submete a sufrágio e já perdi com ele uma vez...) e seria natural que votasse nele agora... Mas não me sai da cabeça que ele aprovou o casamento entre pessoas do mesmo sexo quando podia ter remetido o assunto, mais uma vez, para os deputados que aprovaram a lei e que podia ainda ter dito que poria a lugar à disposição do povo (renunciaria) se lhe mandassem a lei novamente para assinar... Claudicou sob a pressão da recandidatura e cedeu nos valores a favor do tacitismo da sua futura reeleição...
Eu não me importo nada que cada um faça o que quer da sua vida particular mas importo-me muito que o ordenamento jurídico do meu pais admita essa inclusão contranatura no conceito de casamento... Cavaco desmereceu a minha confiança... Agora, em consciência, não posso renovar o meu voto para que seja de novo Presidente de Portugal. E isso deixa-me angustiado porque se muitas pessoas pensarem como eu, estão, objectivamente, a servir os interesses daqueles candidatos que não querem que ganhem!
Vou continuar e reflexão mas estou prisioneiro deste meu «preconceito»: Cavaco desmereceu a minha confiança!

Espero que não estejam nesta aflição e que o vosso voto esteja bem definido para cumprir amanhã o vosso dever cívico.

Com amizade.

José Manuel Martins

Sem comentários:

Enviar um comentário