quarta-feira, 10 de maio de 2017

O meu liceu...

A imagem que a foto documenta esteve sempre «gravada» na minha memória: O Liceu e a «rampa do Liceu»! 
O liceu onde fiz exame (dos três ciclos); e a «rampa», onde tive que demonstrar que era capaz de imobilizar um veículo pesado, seguindo em movimento ascendente, e efectuar, depois, uma manobra de marcha atrás! Para não chumbar nos ciclos, tive que estudar a matéria; para fazer aquela manobra, não tinha antes recebido qualquer preparação! Viera do «mato» no dia anterior. A cidade estava de pernas para o ar por causa das chuvadas caídas nos dias anteriores. O «engenheiro, depois de andar comigo pelas ruas movimentadas da cidade, disse-me, a determinada altura: «Siga para a rampa do liceu»... Depois é que foram elas: «Agora, ponto de embraiagem...» Estávamos a meio da subida, do lado direito, com o Liceu na frente. «Está bem, siga, passe à porta do Liceu, vire à esquerda e desça...» E lá ia eu, com aquela montanha de ferro, comandada ao volante, quando, de repente, já para lá do meio da descida, o «engenheiro» me me «grita»: «Pare, faça marcha atrás e estacione na rua que estava à sua direita...». Ai e que foram elas! Os pneus fumegaram, mas a camioneta entrou mesmo, de marcha atrás, na dita rua que acabara deixar para trás, quando descia, convencido que já tinha a «carta no papo» por ter passado na prova da subida...
Com a foto, dá para perceber esta minha «lenga-lenga»? Tinha 22 anos, e no dia seguinte marchava para Zau-Évua...
Obrigado ao amigo que deixou esta fotografia por aí!

Sem comentários:

Enviar um comentário