domingo, 6 de março de 2016

JOÃO SEQUEIRA HIPÓLITO: 99 ANOS!


Se não tivesse ido para a «morada que Jesus lhe preparou», João Sequeira Hipólito faria, amanhã, 99 anos! Nasceu, na Mouraria, Lisboa, em 7 de Março de 1917 e foi «promovido à Glória no dia 9 de Junho de 1979», com a idade de 62 anos.
Hoje recordámo-lo como evangelista, ousado, desafiador, radical: em Março de 1950 publicou no jornal «Novas de Alegria» o artigo «A Porta Santa», que aqui recordamos.
Mas foi também o «homem da rádio», que apoiou o programa radiofónico «Novas de Alegria»: deixamos aqui um extracto do vídeo realizado por João Bastos a propósito desse programa, no qual João Sequeira Hipólito fala desse trabalho, destacando os seus objectivos.
Outras oportunidades surgirão para lembrar o percurso deste homem singular, em cuja cabeça «havia abundância de ideias» (palavras de Tage Stählberg), cuja «fantasia viva fez dele uma pessoa muito popular», nem sempre «compreendido e acompanhado» nas suas propostas.
No seu fulgor evangelístico, um dia fez a seguinte proposta: «… podíamos imprimir alguns milhões de panfletos, alugar um avião e lançá-los por toda a cidade de Lisboa e sobre outras grandes cidades!» (Esta proposta «caiu pelo seu absurdo», mas fez outra: «E se nós alugássemos uma meia hora numa emissora de rádio…» Também era, à época, absurda: os meios de comunicação social eram todos censurados… O programa acabou por ser emitido, embora do estrangeiro; a ideia de lançar folhetos de avião… essa foi depois «aproveitada» por «revolucionários» doutras matrizes, menos temerosos…)

Tempo de recordar os meus Heróis da Fé. João Sequeira Hipólito merece, hoje, destaque.

PS: Se os leitores quiserem dar-me testemunho de episódios relevantes da vida de João Sequeira Hipólito, enquanto Ministro Evangélico, em qualquer das facetas do seu trabalho, podem fazê-lo para o correio electrónico josemartins51@hotmail.com Ficarei muito grato. Cada participação será relevante para ampliar o que sabemos sobre o seu ministério.


José Manuel Martins



Sem comentários:

Enviar um comentário