quinta-feira, 10 de março de 2016

Discurso...


Dito no casamento da minha filha Juliana Martins com A. Marco Freitas, em 15 de Agosto de 2015

À boa maneira portuguesa, vou dizer «duas palavras».
Vou dirigi-las ao noivo, não me levem a mal. É o homem que a minha filha ama e quer por marido. Só ele pode aproveitá-las para a fazer muito feliz, sempre.
E que palavras são essas?
A minha filha disse, durante muito tempo, que o pai era o único homem da vida dela! Há muito tempo que o não diz… se calhar tu és o responsável dessa mudança…
E abraçava-me, dava-me beijos, sentava-se nas minhas pernas… Às vezes, muitas vezes, eu estava cansado, arreliado, pouco disponível para dar-lhe toda a atenção que ela reclamava.
Fiz mal.
Agora não posso reparar o erro. Sucede assim com muitos outros pais. Fica sempre um peso na consciência por ter ficado aquém. Mas por isso é que eu me dirijo a ti para te alertar.
A minha filha gosta de colo.
Já deves estar ciente disso.
Não lho negues.
Esta é a primeira palavra do meu discurso: COLO, sinónimo de regaço, lugar onde se descansa, onde há segurança, protecção.

Digo-te de seguida a outra palavra.
Depois dirás: «Pois é, é isso mesmo!»
E se não disseres é porque ainda não surgiu a ocasião. E como tens muito tempo pela frente, vais prevenido.
A minha filha foi sempre uma estudante aplicada, com bom desempenho. Qualquer pai se sentiria orgulhoso com uma filha assim. Eu sentia-me. Só que, por defeito meu ou por causa do que me custou a vida, quando ela me trazia os resultados (desde a escola primária à Escola de ensino superior) e eram, do que me lembro, sempre bons, eu olhava, avaliava e dizia:
«Não fizeste mais do que a tua obrigação!»
Para mim, a obrigação dela não era passar de ano, era fazê-lo com a melhor classificação possível. Ela precisava do meu reconhecimento e eu, nem que a nota fosse a máxima, não diria coisa diferente:
«Não fizeste mais do que a tua obrigação!»
Não fui lá muito sábio, mas eu com poucos recursos sempre procurei alcançar o melhor resultado… a minha filha tinha mais do que eu tivera…
Defeito meu!
Tens que ir bastante mais além.
A minha filha precisa de reconhecimento.
Todos precisamos.
Tens que dar atenção a isso.
Ela tem muitos talentos e aplica-os bem.
Fica atento.
Na hora certa, toma a boa atitude.
Esta é a outra palavra do meu discurso e que recomendo que não esqueças: RECONHECIMENTO, sinónimo de recompensa, prémio, galardão.
E com estas duas palavras me fico, pedindo licença só
para mais duas:
«Cuida dela!»

Sem comentários:

Enviar um comentário