quarta-feira, 9 de março de 2016

40 ANOS DEPOIS


RENOVAÇÃO DE VOTOS
40 ANOS DEPOIS

Eu, José Manuel Ferreira Martins, recebi-te, Marialinda dos Santos Andias Martins, há 40 anos, como minha mulher, e prometi ser-te fiel, amar-te e respeitar-te, na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, todos os dias da nossa vida e tenho honrado a minha promessa, até ao presente dia, contando sempre com a tua preciosa ajuda, compreensão e amor e, especialmente, com a do nosso Pai do Céu.  
Esta etapa decorreu célere, nem demos por isso, absorvidos que estivemos na concretização do que havíamos sonhado. Nós sonhámos muito com o que seria viver como um só. E, a par e passo, numa cadência umas vezes vagarosa, outras acelerada, enfrentando vagas alterosas ou desfrutando de tempos de bonança, fomos caminhando, de mãos dadas e corações unidos, e concluímos esta parte da jornada.
Parece que foi ontem! Foi o ribombar das bombas que nos quis separar, foi a agrura de começar outra vez, quando ainda estávamos no princípio de tudo, foi a procura dum tempo novo para viver o nosso sonho, quando tudo parecia nublar-se. Estivemos juntos, sempre, mesmo quando enfrentámos os cruzamentos da vida, que levavam a destinos separados.
Não esmoreceu o nosso sonho e a nossa felicidade aumentou quando o perpetuamos nos filhos que tivemos e nos que eles nos acrescentaram e nos que virão a acrescentar. Começa hoje, simbolicamente, uma nova etapa de mais 10, 20, 30, 40 anos? Quanto vai durar, isso, eu não sei; tu, minha querida, também não sabes, mas Deus, que esteve, até agora, no controle de tudo, sabe, e, por isso, confiamos-lhe, como no início do nosso sonho, o futuro.
Sim, o tempo novo que vem aí, o que falta da jornada, quero caminhá-lo ao teu lado, renovando a promessa que te fiz há 40 anos, comprometendo-me a honrá-la, agora com mais conhecimento de causa, com mais experiência de vida, atento às exigências que esse novo tempo nos vai colocar para continuarmos a viver como um só.
No meu esclarecido juízo, nunca tive vontade de desistir do nosso sonho e, agora, no meu coração, vibra o desejo de fruir tudo o que desse sonho, sempre alimentado, desde há 40 anos, pertence aos tempos vindouros. Por isso, quando me for perguntado, quero dizer sim ao que falta viver contigo até ao termo da jornada. O meu amor por ti é hoje maior, mais refinado, mais resistente, mais paciente. Acredita nisso, meu amor, mesmo que as lutas da vida, as circunstâncias adversas, a própria razão aparentem o contrário. O sonho que sonhámos há 40 anos fez-nos chegar juntos, unidos, amantes, amigos, companheiros até aqui; vai-nos permitir alcançar o fim de mãos dadas, corações unidos, tendo o Senhor das nossas vidas no centro de tudo.
Amo-te!


22 De Março de 2015

Sem comentários:

Enviar um comentário