domingo, 22 de novembro de 2015

O livro!

O assim designado Festival Literário Cristão (https://www.facebook.com/events/729245600553093/ (iniciativa Letras d'Ouro, editores, com apoio da AD de Almada e Aceda) foi um evento substancialmente conseguido. Não tanto pelo número de pessoas que aderiu e participou, mas pela qualidade dos testemunhos de vida dos que lêem, escrevem e partilham.
Gostei especialmente da participação dos 5 leitores que apresentaram as razões por que TODOS deviam ler o livro que os marcou especialmente (nenhum deles referiu a Bíblia ou um qualquer livro dela porque era «abaixo» desse patamar de importância da leitura por TODOS que estava o desafio). 
Na verdade, não há vidas conseguidas (espiritual, moral, social e economicamente) sem relação a um qualquer livro marcante numa qualquer fase da vida, da infância à idade sénior, passando pela adolescência, juventude ou idade adulta. Ler é essencial. Ler literatura de matriz cristã é vital para chegar à fé e conservá-la, estabelecer um relação de qualidade com o Senhor de tudo e preservar a esperança, vivendo em amor. 
***
Masayoshi Son é um homem de sucesso, o segundo homem mais rico do Japão, com uma fortuna avaliada em 11,9 mil milhões de euros e, em 2013, foi considerada a 45ª pessoa mais poderosa do mundo. É um homem solidário, tendo doado, em 2011, 111 milhões de euros para socorrer as vítimas japonesas que sofreram as consequências do tremor de terra e o tsunami de Tohoku, que fez 13.333 mortos e 16 mil desaparecidos. Nasceu em 11 de Agosto de 1957, em Tosu, no Japão, numa família humilde de imigrantes coreanos, cujos pais eram pobres e viviam num bairro de barracas... Ao 15 anos leu um livro do samurai Sakamoto Ryoma que lhe mudou a vida. Releu esse livro várias vezes em momentos difíceis da sua vida. (cf. E- A Revista do Expresso, 21/11/2015, pág. 16)
***
O livro!

Sem comentários:

Enviar um comentário