quinta-feira, 20 de junho de 2013

Ler sem medo das palavras...

Hoje dei comigo em dificuldade!


Explico já.

«Uma manhã rociante vista por olhos semi-abertos mas coruscantes, que denunciam avelhamento excruciante. Alguém propínquo tem que se amercear doutro modo há que chamar a atenção por meio dum chiavari dos diabos… quiçá em hotentóticos sons!» (construí assim o texto para incluir palavras que me «perturbaram» a leitura).


Pois… Ler coisas antigas é no que dá! As palavras existem, estão no dicionário (algumas, pois outras nem os dicionaristas já consideram em uso…), mas nós desconhecemos-lhes o significado. Mas vale a pena ler os autores de há 50 anos atrás…

2 comentários:

  1. :-)
    (Uma possível leitura, interpretando os possíveis significados - sem dicionário, apenas recorrendo a uma certa ... 'intuição vocabular'...)
    -- Manhã rociantes: passada ... no Rossio :-) - não: manhã enevoada.
    -- Olhos (...) coruscantes: olhos faiscantes,que deitam fogo;
    -- avelhamento excruciante - qualidade do que está a ficar velho e com muitas dores; ou, a ficar dolorosamente velho...;
    -- 'propínquo': que tem propensão para...;
    -- amercear: ter misericórdia;
    -- chiavari: barulheira intensa;
    -- hetentóticos sons: sons que enchem com o seu vozeario;
    --
    (Recorrendo ao dicionário, agora, para conferir...: 'andei' lá perto. Mas algumas palavras o 'meu', que consulto agora... não tem .. :-( - Dicionário da Língua Portuguesa, 6.ª edição - Porto Editora, 1993 -ISBN 972-0-05001-2)
    (AlSeabra)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um bom exercício!
      A manhã estava orvalhada, o alguém estava próximo e os sons eram dos hotentotes (povo que H. Capelo e R. Ivens contactaram na sua travessia de Angola à contracosta).
      Um abraço,.

      JMM

      Eliminar