sábado, 27 de fevereiro de 2010

CHASQUEIRA, João - do rol de testemunhas do meu Recantos do Mundo-

Soube a notícia de que o Pr. João Chasqueira passara a morar a casa do Pai no próprio dia em que o féretro estava amortalhado e o corpo pronto para ser levado ao pó… Deu-me uma saudade de Angola, dos meus verdes vinte anos, quando militei na causa do Mestre lá pelas terras do Planalto…
João Chasqueira, sempre que nos víamos – e isso acontecia com raridade – trazia-me à memória as raízes do pentecostalismo assembleiano em Angola.
Em memória dele e em honra do seu ministério, deixo aqui um trecho do meu livro «Recantos do Mundo»:

Em 30 de Dezembro de 1971, já tinha chegado o pastor João Chasqueira e sua família, que rumaram para Nova Lisboa, a convite da Assembleia de Deus de Luanda.
Aí reunia-se um grupo de cerca de dez crentes desde o início do ano anterior. No período de 1 de Setembro de 1970 a 28 de Fevereiro de 1971, estive a residir na cidade e fiz parte desse grupo. Reuníamo-nos numa casa particular, sita na Av. 5 de Outubro, pertencente a José Simões Palheira, que viera de Luanda por razões profissionais.
Foi esse o primeiro núcleo de crentes pentecostais na cidade de Nova Lisboa ….
Em 15 de Agosto de 1971 foi aberta uma casa de oração nessa cidade, com 70 lugares, cuja inauguração foi feita por Cóias Pires, que presidiu, estando presentes Reganha Pereira, do Cuanza-Sul, Hans Casqueiro, de Lourenço Marques, crentes do Lobito, da Gabela, de Luanda (…).
Foi esse núcleo organizado que ficou sob a orientação espiritual de João Chasqueira, que militou na Assembleia de Deus de Lisboa, nos anos quarenta, foi consagrado ancião em Évora e ficou responsável da congregação de Estremoz, em substituição de Manuel Cartaxo Martins. Em 1953 fizera a sua primeira experiência missionária na Terceira – Açores.
Compreende-se a sua ida para a capital do planalto de Angola em função do seu trajecto pastoral mas, essencialmente, por virtudes das relações de especial amizade com Israel Cóias Pires» (in Recantos do Mundo, pág. 281/282)


Em 25 de Agosto de 2009, telefonou-me. Ouvi nesse dia pela última vez a sua voz. Disse-me que não poderia participar do 2º Convívio Nacional dos Crentes Evangélicos de Luanda-Angola, 1950-1975 por «motivos de saúde da mulher e por não ter transporte para se deslocar». Recordo, ainda, as suas últimas palavras: «Gostava muito de estar convosco, mas não posso. Saúde para todos os participantes e as bênçãos do Senhor».
Estivera com ele na cerimónia de celebração do 70º aniversário da aprovação dos Estatutos da Assembleia de Deus de Lisboa, em Fevereiro desse ano. Pareceu-me muito bem de saúde, ao contrário da esposa.
O Senhor tem no seu seio um homem valoroso!
Um dos que fizeram os «Recantos do Mundo».
Faleceu em 5 de Janeiro de 2010, em Benavente.

Nota complementar: Novas de Alegria de Abril de 2010, pág. 50 «Partiu para a glória o pastor João Eduardo Mendes Chasqueira».


Sem comentários:

Enviar um comentário