terça-feira, 6 de junho de 2023

A prioridade em tempo de escolher leituras...

Devemos ler a Bíblia – que é a Palavra de Deus – para saber estabelecer prioridades na nossa vida.

S. Mateus 6:33

31 - Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos? 32 - (Porque todas estas coisas os gentios procuram). De certo vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas; 33 - Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. 34 - Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.

S. Lucas 18:30

29 - E ele lhes disse: Na verdade vos digo que ninguém há, que tenha deixado casa, ou pais, ou irmãos, ou mulher, ou filhos, pelo reino de Deus, 30 - Que não haja de receber muito mais neste mundo, e na idade vindoura a vida eterna.

Dar prioridade, como todos sabemos, quer dizer:

- Primazia de tempo ou de categoria (o que deve estar à frente no tempo ou na importância – primeira coisa a fazer ou precedência)

Todos sabemos que na vida nem tudo tem a mesma precedência ou primazia:

“Antes de comer não há vontade de ler”: não se pode exigir de quem tem fome que dê primazia às necessidades intelectuais!

Todos sabemos que na vida não se pode fazer tudo ao mesmo tempo: cada coisa de sua vez! (Não posso chegar à Biblioteca e dizer: “Quero ler todos os livros ao mesmo tempo”. É impossível. Tenho que estabelecer um critério de prioridade).

Todos sabemos que, normalmente, não há recursos para comprar tudo ao mesmo tempo: “Compramos de acordo com um critério de prioridade para satisfazer as necessidades”. O Governo tem poucos recursos por isso aplica-os segundo um critério de prioridade: mais saúde, mais educação, etc.

A Bíblia ensina como devemos estabelecer prioridade partindo de dois pressupostos:

Confrontando as nossas necessidades com exigências do reino de Deus;

Confrontando a nossa forma de ver o Mundo com aquela pela qual Deus o vê.

Ou seja:

Primeiro a nossa água e o nosso pão? Ou o cumprimento da vontade de Deus?

(Ex. 23:2525 - E servireis ao SENHOR vosso Deus, e ele abençoará o vosso pão e a vossa água; e eu tirarei do meio de vós as enfermidades; Lev. 26: 3-43 - Se andardes nos meus estatutos, e guardardes os meus mandamentos, e os cumprirdes,

4 - Então eu vos darei as chuvas a seu tempo; e a terra dará a sua colheita, e a árvore do campo dará o seu fruto; Deut. 28: 1-14Leia

1 - E SERÁ que, se ouvires a voz do SENHOR teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que eu hoje te ordeno, o SENHOR teu Deus te exaltará sobre todas as nações da terra. 2 - E todas estas bênçãos virão sobre ti e te alcançarão, quando ouvires a voz do SENHOR teu Deus; 3 - Bendito serás na cidade, e bendito serás no campo. 4 - Bendito o fruto do teu ventre, e o fruto da tua terra, e o fruto dos teus animais; e as crias das tuas vacas e das tuas ovelhas.

5 - Bendito o teu cesto e a tua amassadeira. 6 - Bendito serás ao entrares, e bendito serás ao saíres. 7 - O SENHOR entregará, feridos diante de ti, os teus inimigos, que se levantarem contra ti; por um caminho sairão contra ti, mas por sete caminhos fugirão da tua presença. 8 - O SENHOR mandará que a bênção esteja contigo nos teus celeiros, e em tudo o que puseres a tua mão; e te abençoará na terra que te der o SENHOR teu Deus. 9 - O SENHOR te confirmará para si como povo santo, como te tem jurado, quando guardares os mandamentos do SENHOR teu Deus, e andares nos seus caminhos.

10 - E todos os povos da terra verão que é invocado sobre ti o nome do SENHOR, e terão temor de ti. 11 - E o SENHOR te dará abundância de bens no fruto do teu ventre, e no fruto dos teus animais, e no fruto do teu solo, sobre a terra que o SENHOR jurou a teus pais te dar. 12 - O SENHOR te abrirá o seu bom tesouro, o céu, para dar chuva à tua terra no seu tempo, e para abençoar toda a obra das tuas mãos; e emprestarás a muitas nações, porém tu não tomarás emprestado. 13 - E o SENHOR te porá por cabeça, e não por cauda; e só estarás em cima, e não debaixo, se obedeceres aos mandamentos do SENHOR teu Deus, que hoje te ordeno, para os guardar e cumprir. 14 - E não te desviarás de todas as palavras que hoje te ordeno, nem para a direita nem para a esquerda, andando após outros deuses, para os servires.)

Primeiro o meu bem-estar e depois o resto para Deus (Mal. 3:1010 - Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes.)

Que precisamos saber para poder estabelecer a melhor prioridade?

- Primeiro: o que é o Reino de Deus;

- Segundo: o que é a Justiça de Deus

João Baptista falou do Reino dos Céus (Mat. 3:22 - E dizendo: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus.)

Jesus pregou o Reino dos Céus (Mat. 4:1717 - Desde então começou Jesus a pregar, e a dizer: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus.).

Reino dos Céus é sinónimo de Reino de Deus.

Jesus veio trazer o Reino de Deus, ou seja, a nova revelação de Deus, em amor, através do seu filho. Uma nova forma de estar no mundo sem lhe pertencer, pois o reino de Deus é espiritual até que, durante um tempo, se manifeste de forma física.

Que sendo nós pecadores a Justiça da Lei exigia a nossa morte; mas por causa do seu amor, temos acesso à cidadania do reino de Deus porque a sua Justiça foi satisfeita pelo sacrifício de Jesus!

Por isso é que o trabalho da Igreja é falar do Reino de Deus e da sua Justiça. (act. 8:1212 - Mas, como cressem em Filipe, que lhes pregava acerca do reino de Deus, e do nome de Jesus Cristo, se baptizavam, tanto homens como mulheres.; 19:8; 8 - E, entrando na sinagoga, falou ousadamente por espaço de três meses, disputando e persuadindo-os acerca do reino de Deus. 20:25 - E agora, na verdade, sei que todos vós, por quem passei pregando o reino de Deus, não vereis mais o meu rosto.) 28:31 - Pregando o reino de Deus, e ensinando com toda a liberdade as coisas pertencentes ao Senhor Jesus Cristo, sem impedimento algum.

A prioridade de cada membro deve ser essa identificação com os propósitos e leis do Reino de Deus.

E buscá-Lo! Prioridade das prioridades!

Deut. 4:29 - Então dali buscarás ao SENHOR teu Deus, e o acharás, quando o buscares de todo o teu coração e de toda a tua alma.

Sl. 105:4 - Buscai ao SENHOR e a sua força; buscai a sua face continuamente.

Isaías 55:6 - Buscai ao SENHOR enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto.

Lucas 11:10 - Porque qualquer que pede recebe; e quem busca acha; e a quem bate abrir-se-lhe-á.

Então podemos assentar que a nossa prioridade consiste em buscar ao Senhor e viver conforme é o seu agrado.

Se for assim, faltar-nos-á o quê?

Na Bíblia encontramos a forma, os meios e todos os incentivos para sabermos o que nos convém!

Vamos conhecer melhor a palavra de Deus pela leitura da Bíblia?



Sem comentários:

Enviar um comentário