terça-feira, 22 de maio de 2018

Notas soltas...



Impressionam-me muito os testemunhos daqueles que mudaram de rumo quando descobriram um livro, à semelhança do que sucedeu a Agostinho com a descoberta de "Hortensius", de Cícero... O Livro pode instilar nos leitores "as suas ideias"! Aliás, relembrando o autor de "A beleza salvará o mundo", elas são revolucionárias: nada será como dantes!


*


"O tempo não perde tempo, tão-pouco passa em vão. Por meio dos nossos sentidos ele realiza estranhas operações mentais." Agostinho, Bispo de Hipona, Confissões. Estou a recordar, lendo, factos da década de 50 do século passado... Olhar para o passado deve ser, sempre, um exercício de muito rigor para não dar ao tempo que passou o "senhorio" da história.


*

A nossa preocupação com a «coisa pública» pode muito bem ser manifestada em pequenos actos individuais, para além da magnificência do discurso! Sim, pequenos «gestos», sempre mais simples do que discursos elaborados... Exemplo? Podemos todos contribuir para a sustentabilidade financeira do Serviço Nacional de Saúde de forma prática, económica e saudável: Reduzindo o consumo de açúcar! Tão simples como beber um copo de água em vez de um...refrigerante! Tão económico como beber um copo de leite sem acrescentar...açúcar! Tão saudável que deixa espaço para todas as celebrações (todas, não; só as mais importantes...) com coisas...doces!
Então, dê o seu contributo voluntário para o SNS. Talvez, assim, ganhe espaço para pagar menos impostos...



Sem comentários:

Enviar um comentário