quinta-feira, 11 de maio de 2017

Estou FELIZ!


Quando menos esperamos, somos surpreendidos! 
Ontem, com o meu mestre e amigo, Dr. António Costa Barata, distinto articulista e investigador, tive oportunidade de partilhar a minha escrita com alunos da disciplina «Cristianismo e Sociedade em Portugal» no Seminário Teológico Baptista, a convite do Ilustre Professor Dr. Rúben B Oliveira
A primeira aula (ACB) permitiu-nos vislumbrar os primórdios da evangelização pentecostal, através do percurso e acção, principalmente, dos pioneiros José Plácido da Costa e Manuel José de Matos Caravela, na primeira metade do século 20. Na segunda (JMM), percorremos, em linhas gerais, «os caminhos» da organização e desenvolvimento do Movimento Pentecostal a partir da «centralidade» em que se transformou Lisboa no final da década de 30, sob a batuta de Tage Stählberg. Vimos, em síntese, as linhas mestras dessa realidade sociológica, duma perspectiva evangélica pentecostal, através da acção concreta de Joaquim Cartaxo Martins (Angola, anos 50, em particular), José Oliveira Pessoa (Guiné, em especial, influência americana, liderança do Movimento) e Manual da Silva Moutinho (a geração dos «meninos» da ED, a doutrina, o conservadorismo pentecostal português...)
Parecia-me, à partida, uma enormidade «aguentar» uma aula de 1 hora e 45 minutos... Mas correu bem e os alunos ficaram com muita matéria para reflectir!
Sinceramente, não era, em primeira oportunidade, do Seminário Teológico Baptista que esperava esta manifestação de interesse pelo meu trabalho... Mas aconteceu e estou FELIZ!


Sem comentários:

Enviar um comentário