terça-feira, 18 de junho de 2013

Desencanto pela pena dos poetas...

Se os poetas olham para trás só vêem desencanto!

Parece ser o caso do meu amigo Mendes Gomes, através de cuja palavra poética já vi noutra altura o futuro...

Em honra dele e dos que, poetando, já não projectam o advento da esperança, deixo esta «palavra» de desencanto:


Reclamo justiça...



Te choro, ardente,

Meu povo traído,

Enganado,

Merecias viver

Alegre e feliz,

Com o fruto

Do suor do teu rosto,

Noites de inverno,

Tardes de agosto.



Merecias viver

Encantado e sereno,

Com teus filhos e netos,

Brincando na praia,

Em férias felizes,

Ganhas num ano

De trabalho e labor...



Que te fizeram,

Meu povo imortal,

Coberto de dor,

Alta traição,

De quem teve o poder

De trocar e vender,

Por meio tostão,

Que meteu no bornal...



A herança de sonho,

Que os Pais nos legaram?...



Ouvindo Jacques Brell



Ovar, 15 de Junho de 2013

7h37m

Joaquim Luís Monteiro Mendes Gomes

2 comentários:

  1. Olá meu velho amigo
    Fico feliz e orgulhoso de me ter posto este poema meu...Tenho muito osto em que me visite nos meus blogues, entranto por bloger in- - joaquim luís mendes gomes. Aí vou deixando aquilo que agora me entretem fazer...escrever o que passa por mim.
    Um grande abraço para si e o desejo de que contnue em força na multiplicidade admirável de ocupações..que fazem da sua pessoa alguém com muitovalor...Mendes Gomes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um prazer ler o que escreve!

      Um abraço,amigo Mendes Gomes, com grande estima.

      JMM

      Eliminar