sábado, 20 de fevereiro de 2010

Cristianismo evangélico e cultura…

1
Morreu um homem culto, que conheci de vista há mais de quarenta anos. Nessa altura era um exímio pianista, acompanhando os cânticos da comunidade cristã evangélica da Rua Neves Ferreira, em Lisboa. Eu tinha apenas 16 anos, gostava de música e queria saber tocar assim! Só voltei a ouvir falar do pianista depois dele…morrer! A doença atirou-o para a solidão. Morreu diante de muito público (sentado a uma mesa de café no aeroporto de Lisboa…), mas completamente solitário…
2
Depois dum alfarrabista oportunista (que levou por dois reis de mel coado dezenas de obras com muito interesse e valiosas…) dei uma vista de olhos pelo «espólio», metido num lote designado «livros evangélicos».
3.
Escolhi «por grosso» e trouxe comigo, vejam só!, «As duas Fontes da moral e da religião», de Henri Bergson, A Essência do Cristianismo», de Ludwig Feuerbach, «Diálogos sobre a religião Natural», de David Hume, «Diálogo sobre a felicidade», de Santo Agostinho, «Do Cidadão», de Thomas Hobes, «Modernidade e Ambivalência», de Zygmunt Bauman, «A fé e a razão, o que liga e separa», de, Nayla Farouki, «Fédon», de Platão, «Ensaios de doutrina Crítica», de T.S. Eliot, «Temor e Tremor», de Soren Kierkegaard, «A Ética protestante e o espírito do capitalismo», de Max Weber, «As formas elementares da vida religiosa», de Émile Durkheim, «Introdução à metafísica», de Martins Heidegger, «Teoria do Céu», de Kante (um inédito de Kante por ocasião do bicentenário da sua morte) ….
4.
Os rótulos valem o que valem – o que importa é a substância! Este lote revela que para entender «as coisas da religião» é preciso ler tudo… Para sustentar uma mundividência cristã bastará o conhecimento da Palavra! Uma coisa não atrapalha a outra… e não foi preciso descobrir estes tesouros na «herança» do pianista – já antes tínhamos «olhado» para a generalidade desses autores. Já antes sabíamos que ler enriquece, que a cultura é o que fica depois de «lermos tudo» …

2 comentários:

  1. ... 'temo' que esteja a referir-se a uma pessoa que muito 'prezo'(prezava?)...

    ResponderEliminar
  2. Se me disser em quem está a pensar, confirmarei ou não... Saudações.

    ResponderEliminar