quinta-feira, 11 de junho de 2009

O simbolismo dum livro

Começara mais tarde, mas jamais lhe imputariam desleixo no atraso. Razões da vida, do sistema social, do momento em que nascera, das prioridades familiares justificavam que só tivesse terminado o segundo ciclo do liceu nas vésperas de ser incorporado no serviço militar. Acabara-o, porém, sem cansaço, porque ainda não traçara a linha da meta. O percurso até lá tinha sido momentaneamente interrompido por mais um incidente estranho, pretexto para outros desistirem. Mas era por pouco tempo. Ao virar duns três meses, a bandeira hasteada, as fileiras de jovens prontos observadas à distância dos familiares, uns orgulhosos, outros nem tanto, as continências e os juramentos feitos, estaria de volta ao convívio do amigos, às tertúlias no passeio da Rua do Maculusso, logo ali no entroncamento com a General Carmona... Os vizinhos não sabem, os transeuntes também não, os residentes da pensão em frente de igual modo ignoram, mas a corrida dele reiniciar-se-ia aí, numa noite cálida de Dezembro de 1971, já se preparavam os domingos de praia, depois das 11 horas...

- Podes fazer OPAN... – disse-lhe a amiga, mais jovem, adiantada já no 7º ano do Liceu Nacional de D. Guiomar de Lencastre.

- O quê? - Reagiu, ignorante...

-...Organização Política e Administrativa da Nação – continuou, sem dar caso à reacção dele – que é das disciplinas que exige menos trabalho. Trago-te aqui os testes do 6º ano e o último que fiz do 7º.

Custou-lhe a obra 30$00, que pagou com o pré de pronto acabado de receber, mas na semana seguinte já estava de roda dos Princípios Fundamentais de Organização Política e Administrativa da Nação, de A, Martins Afonso, 1ª Edição, Compêndio para o 3º Ciclo dos Liceus. Não tardou que a Nação estruturada, os seus órgãos de poder e a sua representação administrativa constituíssem um acervo de saberes mais do que suficiente para retomar o percurso, que agora a sua condição de militar permitia fazer em degraus, um a um, ao ritmo que a campanha na frente de guerra lhe permitisse.

Lembrou-se daquela noite no passeio da Rua do Maculusso, quase à esquina da General Carmona, e agradeceu à amiga quando viu na pauta: Aprovado. 14 Valores. Estava ganha a etapa, mas faltavam muitas mais...

Hoje, tão distante desse dia e desse mítico passeio da Rua do Maculusso, na azáfama de arrumar estantes, a abarrotar de livros, acumulados anos a fio, de escolher revistas que o tempo ultrapassou, na hora de encher o papelão não foi capaz de se desfazer daquele livro... nem dos testes da amiga, que nunca devolvera!

 

Sem comentários:

Enviar um comentário